domingo, 6 de janeiro de 2013

Onívoros e Carnívoros versus Herbívoros - diferenças físicas, anatômicas e comportamentais - O Homem de Neanderthal


Vai aqui, mais uma vez, uma postagem sobre o tema carnivorismo e vegetarianismo, para sua reflexão. 

Consideradas as 10 características relacionadas abaixo, você responde: teria sido o corpo humano projetado para comer os animais? 

                                                                                                         Norah André


Parte I -  Introdução: O Homem de Neanderthal

Hoje, a própria Ciência reconhece que nem mesmo o nosso ancestral, o Homem de Neanderthal, era um caçador. 
E que sua dieta se baseava essencialmente em plantas, as quais tinham o hábito inclusive de cozinhar e tostar. 
E mais: que as conheciam tão bem, que lhes davam uso medicinal.


Consulte os links das publicações científicas a respeito em, p.ex.:
http://www.nature.com/news/neanderthals-ate-their-greens-1.11030
http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-12071424
http://www.newscientist.com/article/dn22075-neanderthal-dental-tartar-reveals-evidence-of-medicine.html
http://www.sciencedaily.com/releases/2012/07/120718131348.htm

Isto tudo ficou claramente evidenciado pelo estudo de suas arcadas dentárias, desmantelando assim a crença original de que seriam "carnívoros vorazes" e nômades.
Ao que tudo indica eram homens que se fixavam num determinado lugar, comiam semente e plantas, tinham uma "medicina" própria, recorrendo à caça apenas quando e se o alimento fosse escasso ou nenhum.

Neanderthal remains found in El Sidrón Cave(Image: CSIC Comunicación)



Neanderthal remains found in El Sidrón Cave (Image: CSIC Comunicación)












Microscopic starch granules embedded in Neanderthal teeth (Image: Karen Hardy/ Naturwissenschaften)







Researchers working in El Sidrón Cave (Image: CSIC Comunicación)












Não à tôa teriam sido extintos pela violência do Homo Sapiens, o chamado "Homem Moderno"  .......
"Modern Humans acted very violently towards Neanderthals .......", many scientists say.
Começamos muito bem: como herbívoros que cozinhavam e tostavam suas ervas e plantas e eram inclusive capazes de utilizá-las sob a forma de medicamentos.
Tudo parecia estar em conformidade com as leis da Natureza.
Não à tôa cada vez mais acredito que o tal de Homo Sapiens tenham sido mesmo o resultado de um cruzamento híbrido do homem primitivo com o DNA alienígena de certos "visitantes" do nosso passado __ o possível "elo perdido"  .... como acreditam diversas tradições e homens de ciência hoje.
Experimentação animal sempre dá nisso ... criaram um monstro, divorciado de sua amabilidade inicial ...: nós.

Parte II - Carnívoros versus herbívoros

Dez diferenças entre animais carnívoros & onívoros versus  animais herbívoros. 
Seria o corpo humano projetado para comer animais? 

*1 - Os dentes dos carnívoros são longos, afiados e pontudos.
Estas são as ferramentas que lhes são úteis para a tarefa de abocanhar e estraçalhar a carne de suas presas. 
No omnívoro os dentes são semelhantes ao dos carnívoros. 
Já os dentes do homem, bem como os dentes dos herbívoros do outro não são apontados (pontudos), mas tem chatos e sem gumes.
Estas são ferramentas úteis para morder, britagem e moagem (mastigação). 

*2 - As garras do carnívoro se mover para cima e para baixo, com movimento lateral mínimo. O movimento da mandíbula de um onívoro é semelhante. Estas são as ferramentas que lhes são úteis para as tarefas de corte,  permitindo o rasgar e arrancar da carne de sua presa,  para então engoli-la-a inteira. 
Onívoros engolem toda a sua comida e/ ou com simples um simples esmagamento. 
Homem, bem como as maxilas herbívoros do outro não é possível ao cisalhamento, mas têm boa lado a lado e de volta ao movimento da frente. 
Estas são as ferramentas que lhes são úteis para a mastigação extensa, britagem e moagem de grãos e outros alimentos ricos em fibras. 
A carne de animais não pode ser esmagada e simplesmente engolida, fazendo uso apenas de seu aparelhamento anatômico.
Faz-se necessário algum processo de degeneração, tal como cozinhar ou fritar.
(Mesmo assim, instrumentos de corte (talheres) são muitos vezes considerados essenciais para sua ingestão, sobretudo pelo homem de hoje.
   
*3 - A saliva do carnívoro e a do onívoro não contém enzimas digestivas. 
A saliva do homem, bem como a saliva dos herbívoros outro é alcalina, contendo as enzimas digestivas dos hidratos de carbono.

* 4 - O estômago carnívoro secreta enzimas digestivas poderosos, com cerca de 10 vezes a quantidade de ácido clorídrico do que o de um ser humano ou herbívoro. 
O pH é inferior ou igual a "1" com o alimento no estômago, tanto em um  carnívoro como em um  onívoro. 
Para os seres humanos e outros herbívoros, o pH varia de 4 a 5,  com o alimento no estômago. Assim, o homem deve preparar suas carnes com  métodos trabalhosos de cozinha ou de fritura. 
Bactéria E. coli, Salmonella, Campylobacter, trichina, vermes parasitas ou outros agentes patogénicos não  sobrevivem no estômago de um leão. Ao contrário do que acontece com o estômago dos humanos.

* 5 - O intestino delgado carnívoro ou onívoro  é de três a seis vezes o comprimento de seu tronco. Esta é uma ferramenta desenhada para uma rápida eliminação de alimentos que apodrecem rapidamente. 
Já o do homem __ bem como o intestino delgado de outros herbívoros __ é 10 a 12 vezes o comprimento de seu corpo, e direciona-se para trás e para frente em direções aleatórias e ondulantes. 
Esta é uma ferramenta concebida para manter os alimentos por longos períodos de tempo, suficientes  para que todos os nutrientes e minerais valiosos possam ser extraídos,  antes da sua entrada no intestino grosso.

* 6 - O intestino grosso do carnívoro e do onívoro é relativamente curto e simples, como um cano. Esta passagem também é relativamente suave e corre numa direção bem simples e reta, de modo que os resíduos gordurosos ricos em colesterol possam facilmente deslizar para fora antes de começar a apodrecer. 
Já o do homem __ bem como intestino grosso de outros herbívoro __, seu cólon,  é enrugado e caracterizado por pequenas bolsas, funcionando em três direções (ascendente, atravessando e descendente), destinadas a reter resíduos que originalmente eram de alimentos ricos em conteúdo de água. 
Isto permite que os fluidos possam ser extraídos a partir destes resíduos, já que todos os nutrientes e minerais úteis foram extraídos através do longo percurso através do intestino delgado. 
Substâncias ricas em gordura e colesterol que sofreram putrefação por horas durante a sua longa estadia no intestino delgado tendem a ficar retidas nas pequenas bolsas que revestem o intestino grosso. 

*7 - Carne Animal:  composto do tipo mais altamente complexo de proteína que existe, exige grandes quantidades de ácido úrico para ser processada. Grandes quantidades de ácido úrico são liberadas no sistema, em quantidades necessárias para quebrar proteínas em aminoácidos. 
O ácido úrico é uma substância tóxica responsável pelo processo de envelhecimento e tratamento pelo corpo do indivíduo. Esse é um dos trabalhos do fígado. 
Em termos relativos, o fígado de um carnívoro é uma ferramenta criada com a capacidade de eliminar 10 vezes mais ácido úrico que o fígado do homem ou comedor de plantas.

* 8 - Predadores tem uma marcha, patas (grandes) e garras, que lhe permitem caçar, perseguir e prender sua presa. Todas elas são ferramentas que o habilitam a caçar e a matar suas presas. 
Já a marcha do homem, bem como outros herbívoros, é destinado  exclusivamente à sua  mobilidade. 
Examine suas mãos, dedos e unhas. 
Seriam estes aparelhos devidamente projetados para a captura, aprisionamento, matança e destruição de vacas, bois, porcos, carneiros, galinhas e peixes? 
Por outro lado: como isso funciona para pegar frutas das árvores ou colher vegetais? 
Magnificamente bem.
Os alimentos que as suas mãos estavam inicialmente projetadas para recolher caracterizam-se, tipicamente, pelo alto teor de água, e o alto teor de fibra, dieta destinada também  para varrer os resíduos para fora dos intestinos. Estes alimentos contêm, ainda,  todas as vitaminas e minerais necessários para sustentar a vida humana. 

*9 - O quadro mental do carnívoro é totalmente voltado para caçar e matar. 
Por outro lado, pelo menos em princípio, o quadro de espírito do homem  é compassivo, amigável e reverencia a vida. [agora mais do que nunca, com a descoberta das características físicas e comportamentais do Homem de Neanderthal, isto fica claramente estabelecido como projeto da Natureza]
Quando o leão vê um outro animal peludo, algo é instintivamente acionado em sua mente  que o faz se apressar e pegar "o jantar". 
Quando o homem vê um animal peludo, ao invés de mostrar a seus filhos como tirar a sua vida e comê-lo, seu comportamento e instintos mais prováveis é aproximar-se, e, se possível,  obter uma câmera e tirar uma foto. 
Coloque um pintinho jovem e uma maçã no berço de um bebê humano de seis meses de idade. 
O que ele instintivamente tende a tentar comer e com o  que ele tende a brincar?

* 10 -  O homem não é um caçador natural. 
Cada predador, para caçar, deve estar com fome. E ele não o faz diariamente e nem sempre que se vê diante de uma possível presa, que costuma deixa ir sempre que não está faminto.

Já o homem não caça, quando está com fome, devendo primeiro se alimentar antes de "ir caçar", o que só costuma fazer a título de um comportamento desviante que o faz considerar a caçada como um "esporte".
Em se tratando de predadores e carnívoros, a fome precede o caçar. 
Ou seja, é um comportamento que resulta da fome, e jamais o precede, do que temos amplas evidências ao olhar o comportamento selvagem de tigres, leões e outros animais predadores e propriamente carnívoros.




Olhe para a Natureza.
Ela nos indica o caminho a seguir para agirmos em conformidade com aquilo para o que teríamos sido desenhados.
Não à tôa diz-se que o homem teria se feito "expulsar do Paraíso", ou seja, da Ordem natural, ou perfeita inserção na ordem natural.
Pela "ingestão da maça do conhecimento", o que interpreto como o domínio de uma mente desgarrada da ordem natural na qual todos os seres estão naturalmente inseridos e harmoniosamente subordinados. 

Namaste

Krishna playing flute to animals - Krishna se fazia acompanhar dos animais, para os quais tocava a sua flauta.

4 comentários:

  1. So que o homem não come so carne. Se comemos carne isso é um habito se existiu um habito foi porque foi necessário a subsistencia da especie humana. Estamos no topo da escala alimentar nos comemos o que queremos e quando queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estar no topo da cadeia alimentar não significa comer o que quiser e a hora que quiser não. Vai pra savana Africana e me diz se vc não vira comida de leão ou mesmo aqui na Mata Atlântica e fala se vc não vira refeição de onça.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir