terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

ALTERNATIVAS ÉTICAS à experimentação animal


HÁ ALTERNATIVAS suficientes que substituem plenamente os testes com animais.
Basta ação, informação e pressão para acabarmos definitivamente com a VIVISSECÇÃO.
O texto  abaixo é de autoria de nossa colaboradora do Cadeia, Marlene Chaves.
Conheça você mesmo quais são elas: assim você saberá que não há qualquer justificativa, ética ou da ordem da necessidade real, para a vivissecção e a realização de excperiências em animais.
Digam o que quiserem dizer, os pseudo-cientistas e as grandes corporações da indústria farmacêutica. 
Lembrando a todos, inclusive, que há mais de 4 anos a USP já desenvolveu a pele sintética, ainda não usada pelas grandes corporações como alternativa.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u631911.shtml
 Parece que acham MAIS BARATO MATAR do que investir em recursos científicos eficientes e éticos.

 PESQUISA CLÍNICA E EPIDEMIOLÓGICA
São métodos de pesquisas simples, mas muito importantes. É o estudo das doenças humanas em indivíduos e em populações específicas. A pesquisa clínica usa voluntários humanos, estudo de casos clínicos, autópsia, análise estatística com observação clínica da doença. Para ajudar os seres humanos, é necessário estudar as doenças que afetam os humanos, e não doenças inoculadas artificialmente em animais.

 CULTURA CELULAR E TISSULAR
Células isoladas de humanos e tecido animal (para uso na medicina veterinária), são cultivadas fora do corpo, após a separação de seu tecido original ou órgão. Com este procedimento, não há o problema de diferença de espécies. Estes testes são extremamente eficientes para testar toxidade e teste de irritação. As culturas orgânicas podem ser usadas na área de bioquímica, pesquisa de câncer, genética, imunologia, farmacologia, radiação, toxologia, e pesquisas de vírus.

 TÉCNICAS DE IMAGENS NÃO INVASIVAS
O desenvolvimento de técnicas não invasivas como: CAT - utiliza computadores na reconstrução de imagens tridimensionais do corpo humano através do Raio-X. MRI (Magnetic Resonance Imaging) - permite a visualização de imagens detalhadas do interior do corpo humano, sem injeção de substâncias radioativas. PET (Positron Emission Tomograph) e SPECT (Single Photon Emission Computerized Tomograph) - usados em estudos de doenças cerebrovasculares e distúrbios psiquiátricos. Estes métodos têm revolucionado a pesquisa clínica. São equipamentos que permitem a avaliação de doenças humanas nos pacientes. Por exemplo, estes equipamentos escaneadores têm validado o diagnóstico precoce e avaliação da doença de Alzheimer, doença de Huntington, tumores "musculoesqueletais", mal de Parkison, doenças "cerebrovasculares", e têm contribuido no conhecimento do corpo em ciências básicas.

 TESTE "AMES"
Criado pelo Dr. Bruce Ames, da Universidade da Califórnia em Bekerley, este teste "in vitro" checa substâncias cancerígenas usando a "bactéria salmonella", a qual produz câncer nos seres humanos e outros mamíferos. O teste dura cerca de 2-3 dias e o custo é muito menor que o custo com a utilização do modelo animal.

 PLACENTA
A placenta humana, que geralmente é descartada após o nascimento de uma criança, pode ser usada na prática de cirurgia microvascular, e no teste de toxidade de químicas, drogas e poluentes. Não tem custo e o material é 100% humano.

 FARMACOLOGIA QUANTA
É uma técnica computadorizada usada na química teorética do estudo da estrutura molecular de drogas e seus receptores no organismo. Usando o conhecimento existente é possível predizer através da estrutura da droga qual o efeito no órgão humano em epígrafe.

 EYETEX
Em substituição ao "Draize Eye Irritancy Test" (feito nos olhos dos coelhos), é o uso de uma proteína líquida que imita a reação do olho humano.

 CROMATOGRAFIA E ESPECTROSCOPIA
Para separar drogas no nível molecular para identificar suas propriedades, podendo detectar a trajetória de drogas e seus danos aos humanos.

 AUTÓPSIAS E ESTUDOS "POST-MORTEM"
A necropsia humana é o exame após a morte de tecidos e órgãos do corpo humano para determinar a causa da morte ou existência das condições patológicas. Estudo que tem sido responsável pela descoberta e descrição de muitas doenças.

 ESTUDOS MICROBIOLÓGICOS
Microorganismos como bactéria, são apropriados para visualização de um grande número de toxinas, pois se reproduzem rapidamente.

 AUDIO-VISUAL
Utilizado no treinamento de médicos de medicina humana e veterinária e também no ensino médio, em lugar da"dissecação".

 ADM (Agarose Diffusion Method)
Criado em 1960 para determinar a toxidade de plásticos e outros materiais sintéticos usados na medicina em válvulas cardíacas, etc. CORROSITEX É um teste "in vitro" para avaliação do potencial de corrosividade dérmica de químicas diversas. Desenvolvido pelo "In Vitro International, Inc.", a técnica possibilita testar uma substância química ou várias (drogas) em uma barreira de pele artifical feita de colágeno. Abaixo daquela camada tem um líquido contendo um corrante indicador de PH que muda a cor quando entra em contato com a química a ser testada. A corrosividade da química é determinada pelo tempo que leva para penetrar na pele artificial e provocar a mudança de coloração.

 KITS DIVERSOS
Dispomos de kits para todas as finalidades, como técnicas de sutura e laparoscopia, treinamento cirúrgico e dissecação (incluindo modelos anatômicos). Principalmente para dissecação, temos várias opções com modelos perfeitos de animais.


MODELOS SINTÉTICOS (SIMULADORES) Capazes de reproduzir exatamente a anatomia humana. Para treinamento dos médicos e enfermeiros dos pronto socorros no atendimento aos feridos por traumas em acidentes (perfurações toráxicas, abdominais, fraturas extensas, traumatismo craniano etc). Bem como para a formação de veterinários.Para o estudo na gradução dos alunos de Medicina, Veterinária Enfermagem.






Hoje só MATA e TORTURA animais em nome da "ciência" e dos lucros das grandes corporações, quem quer e gosta.


E não quer investir dinheiro em instrumentos considerados capazes de produzir resultados fidedignos para o ensino e a pesquisa. 


NAZISMO ESPECISTA praticando o HOLOCAUSTO ANIMAL.





Mengheli com certeza estaria orgulhoso com os sucessores e herdeiros dos seus talentos de torturador e impostor.

Namaste

Um comentário: