domingo, 18 de dezembro de 2011

Será que alguém poderia prestar atenção em MIM?


Já há algum tempo eu venho me sentindo muito incomodada com relação a um assunto sobre o qual ninguém fala. E isto se refere ao assunto dos animais considerados "comida" e às diferentes posições que vejo acontecer diante dos meus olhos em relação ao assunto.

 Aqui já não pretendo sequer me referir ao que os carnívoros não-pensantes costumam afirmar: de que "Deus os fez para isso", ou, ainda pior, eu acho, "que eles devem sofrer o mínimo possível".
Juro que já me cansei de explicar que o que importa não é "como eles são mortos", mas o fato de que são ASSASSINADOS para que alguém consuma o que julgam ser comida.

 Bem-estaristas deixados de lado, percebo um outro extremo em relação a esta questão que, a meu ver, só tem contribuído para que o hábito de se alimentar das vidas destes animais se perpetue. Estranhamente, os veganos radicais tem se mostrado responsáveis pelo afastamento de muitas pessoas sensíveis que, se devidamente tratadas, com o respeito que devemos uns aos outros __ se quisermos ser ouvidos! __, talvez se dispusessem a parar de ingerir carne animal.

Hoje, mesmo aqueles que são vegetarianos de longa data são duramente atacados pelo veganos radicais, que parecem ter convertido suas posições pessoais __ às quais muito respeito, diga-se de passagem __ em armas para ofender aos demais, vegetarianos inclusive.

Tenho conversado muito com algumas pessoas que confiam em mim. Muitas delas sentem-se verdadeiramente "perseguidas" pelos veganos, a ponto de se retirar de postagens que se refiram ao consumo de carne animal.

Isto me PREOCUPA MUITO. Em sua ânsia de "conversão", aqueles que adotam esta postura, acabam por atrapalhar e confundir mais a questão, que passa a se tornar uma questão de oposição entre posições, perdendo-se o FOCO único da questão: os ANIMAIS e seu destino, do pasto às mesas humanas.

Normalmente quando alguém se torna vegetariano, ele o faz por questões compassivas, por entender o inaceitável do destino imposto a estes animais.
Será que isto é pouco? Será que estas pessoas deveriam ser "doutrinadas", ofendidas, ou denegridas?
No outro dia mesmo, li um artigo postado na internet em que alguém fazia críticas a Paul McCartney por ser "vegetariano, e não "vegano".

Francamente: quem faz isto, definitivamente não está pensando com um mínimo de lucidez ou de coerência com a CAUSA. Se esqueceram do que este homem fez e faz? Esqueceram-se do vulto e do peso de sua mensagem sobre a sociedade? Hoje temos 10% da população britânica constituída por vegetarianos.

 Não se consegue resultados pela opressão. Todos nós que paramos de consumir carne animal, o fizemos sob a forma do vegetarianismo. E PELOS animais.

A sensação que tenho tido recentemente é de que hoje parece que estamos diante de uma batalha de egos, onde ser vegetariano tornou-se uma desqualificação, pelo menos para muitos ... E os "pobres" vegetarianos, combatidos pelos carnívoros, de um lado, e pelos veganos de outro...

 Me cabe lembrar a todos que 95% dos animais assassinados pela humanidade, o é pelo abate e para o consumo de sua "carne". Bem como o fato de que o vegetarianismo se impõe como uma necessidade ética para quem abriu os olhos para os animais.

 Assim como sempre peço aos carnívoros que abram os olhos PARA os ANIMAIS, desejo pedir aos veganos que abram os seus, também PELOS ANIMAIS.

 Adotem uma outra fala e uma outra postura.
Aprendam o conceito de gentileza e de argumentação. Esforcem-se por conduzir gentilmente as pessoas ao seu redor para a compreensão da importância de abster-se de carne animal e o que se esconde por trás dos seus "pratos". Quem viveu toda uma vida alimentando-se de carne animal, dificilmente aceitará consumir apenas tofu ...

Precisamos cair na real! Existem inúmeros pratos muito saborosos que podemos fazer com os alimentos que já fazem parte do dia a dia das pessoas.

A verdadeira conscientização vem de dentro pra fora, e NUNCA é o resultado da repressão. Freudianamente, todos compreendemos que o único efeito da repressão é aumentar a carga do desejo ...
O que neste caso vai contra os objetivos abolicionistas em si ..
Os animais "desaparecem" da perspectiva de muitos e a oposição entre "partidos" toma o seu lugar na atenção das pessoas.

Eu ficaria MUITO FELIZ se o mundo se tornasse vegetariano, por amor aos animais.
Vocês, das próximas gerações, veriam que, como consequência natural, outras formas de abuso e exploração animal naturalmente deixariam de existir.
Combater a exploração animal inclui essencialmente o que comemos, como inclui igualmente o que vestimos e com que ótica vemos e tratamos os animais. Há muito a ser feito e não devemos apostar em estratégias anti-producentes.

Gentileza e Respeito para com os não-humanos
Gentileza e respeito para com os humanos.
Talvez assim as coisas venham a acontecer. PELOS DIREITOS à VIDA dos ANIMAIS.
Namaste.

Um comentário:

  1. Nossa perfeito.....a cerca de 1 no atrás me senti tão agredida q achei q eu não era...digna de defender nada em relação aos animais. É verdade eu comida carne, mas sem NENHUM tipo de imposição e sim pela conscientização eu parei definitivamente de comer o mesmo. Sir Paul McCartney é vegano,é vegetariano..??? Pouco me importa, o q levo em consideração são suas atitudes extremamente eficazes.. músicas de conscientização,o seu boicote a china ...campanha contra a caça as Baleias no Japão (nos anos 90) campanha contra o experimentos em animais, campanha contra o assassinato das focas no Canadá...nos seus shows existe um cartaz..seja vegetariano, no seu camarim não pode haver nada de origem animal , enfim se eu continuar escrevendo vai virar um livro. Em resumo eu não como carne, não uso nada de origem animal, tento não utilizar nada q faça experimento em animais como: shampoo, sabonete, sabão em pó, perfume, nada de maquiagem, detergente... Mas eu ainda bebo leite, estou diminuindo o queijo,e sou fumante. Devido aos meus pecados mortais posso ser alvo de críticas. O q muitos não percebem, creio eu, q essa mudança é por etapas, pode demorar semanas como pode demorar anos, como pode não acontecer. Mas nem por isso vou deixar de fazer o q posso dentro da causa animal, podem me chamar de hipócrita, do q quiseram. Eu aprendi de tanto q eu li em blogs extremistas a abstrair....quem sabe dos meus limites , da minha luta interna sou eu e sinceramente ninguém é melhor do q ninguém.

    ResponderExcluir